É possível fazer parte de uma metrópole, mas sem perder a qualidade de vida de quem mora no interior? Claro que sim! Cada vez mais, famílias inteiras se mudam para cidades menores, mas sem deixar a região metropolitana onde geralmente mantêm suas rotinas de trabalho e estudo.
Se você está cogitando a ideia de mudar de vida e fugir do caos da cidade grande, mas sem perder tudo o que a capital oferece, vamos listar oito motivos para você e sua família se mudarem para Lagoa Santa. Confira!
1. É perto de Belo Horizonte
Lagoa Santa fica a menos de 40km da capital. Esta curta distância pode ser percorrida em tempo menor que de muitos bairros até o centro de Belo Horizonte diariamente, já que o trânsito na estrada é menor do que na cidade e flui mais rápido. Ou seja, dá para ir e voltar todos os dias sem muitos problemas.
2. É perto do Aeroporto Internacional de Confins
Cerca de 16 km separam Lagoa Santa do principal aeroporto do Estado. Isso oferece comodidade a empresários e executivos que precisam viajar a trabalho, diminuindo o tempo de deslocamento de casa para o aeroporto. Além disso, oferece a tranquilidade de deixar sua família em uma cidade pequena, mas com toda a infraestrutura que precisam.
3. A população está crescendo aos poucos
De acordo com o IBGE, a população de Lagoa Santa vem crescendo de forma ordenada e dentro de um limite que não interfere na qualidade de vida. Em 2010, a população era de pouco mais de 52 mil habitantes e a estimativa para 2017 não chega a 62 mil. Sua densidade demográfica é de menos de 230 habitantes por km2, enquanto que, em Belo Horizonte, o número de habitantes por km2 passa dos 7,1 mil.
4. Em Lagoa Santa, os condomínios fechados têm conquistado espaço
Por ser perto de Belo Horizonte e ter fácil acesso ao Aeroporto, Lagoa Santa tem recebido muitos investimentos para a construção de condomínios fechados, que garantem sossego e qualidade de vida às famílias. Assim, você pode continuar próximo à capital, sem abrir mão de tranquilidade, conforto e segurança.
5. A cidade mantém a natureza em sua essência
Ainda segundo o IBGE, Lagoa Santa tem mais de 70% de suas vias urbanas arborizadas. Isso significa que a cidade se esforça para manter o verde vivo na composição da paisagem urbana. Além de embelezar as vias, as árvores e arbustos são fundamentais para o equilíbrio ambiental da região. Essa preocupação é um diferencial, principalmente em uma época em que os prédios transformam os centros urbanos em verdadeiras selvas de concreto.
O município faz parte de uma APA – Área de Proteção Ambiental. Viver em um lugar que cuida disso garante a manutenção da qualidade de vida da população local, mesmo com o seu crescimento, pois o desenvolvimento do município conta com orientação e fiscalização especializadas.
6. Lagoa Santa é uma cidade turística
Lagoa Santa não tem “Santa” no nome em vão. É a cidade que turistas e moradores locais dispõem da Lagoa Central, formada por águas tidas como benéficas à saúde por sua população e por quem a visita. Além disso, a orla que circunda a Lagoa conta com bares e restaurantes, o que garante entretenimento, gastronomia e diversão para todos os públicos.
7. E também é uma cidade histórica
A Gruta da Lapinha está localizada em Lagoa Santa! Ela faz parte do Parque Estadual do Sumidouro, e é repleta de salões cobertos por estalagmites e estalactites, formações rochosas típicas de grutas e cavernas, que formam belas paisagens. Há ainda o Museu Arqueológico, que expõe diversos artefatos do período colonial, representações de animais em extinção e até mesmo fósseis humanos, como o conhecido “Homem de Lagoa Santa”, um fóssil de mais de 60 mil anos de idade.
Por estas e tantas outras qualidades, o município tem sido a escolha de pessoas que querem a vida tranquila característica de uma pequena cidade, mas sem se afastar da infraestrutura de Belo Horizonte. Visite e conheça, você também vai querer se mudar para Lagoa Santa! Já conhece a cidade? Deixe um comentário contando a sua experiência!