Como a tecnologia em condomínios pode trazer mais conforto?

A tecnologia em condomínios torna a rotina dos moradores e colaboradores mais prática. Veja como isso se traduz em conforto para você e sua família!

Quem não gostaria de morar em uma casa confortável, moderna e que proporcione uma qualidade de vida excepcional? Estas são as características mais procuradas entre as pessoas quando o assunto é moradia. E é a tecnologia em condomínios que está ajudando a repaginar nosso conceito de uma vida cada vez mais confortável.

Apesar de ainda não proporcionar os ambientes futuristas dos filmes de ficção científica, a tecnologia tende a mudar cada vez mais nosso dia a dia. Felizmente, essas adaptações vão continuar levando comodidade para quem busca os benefícios de morar em um condomínio.

Veja agora quais são as principais vantagens que a tecnologia leva para os condomínios:

Mais segurança

Um dos principais benefícios gerados pela tecnologia em condomínios é a segurança. Poder sair e voltar para casa com mais tranquilidade é um diferencial potencializado pela adoção de ferramentas tecnológicas. Desde os arredores do empreendimento até às instalações internas, são diversas as possibilidades:

●    Câmeras de monitoramento
●    Cercas elétricas
●    Iluminação com sensores
●    Fechaduras modernas (com acesso digital, cartão, biometria etc)
●    Blindagem de guaritas
●    Automações
●    Alarmes integrados aos demais sistemas de segurança

Empresas prestadoras de serviços de segurança estão se atualizando cada vez mais para oferecer soluções integradas. Assim, se o condomínio contar com este tipo de parceria, a experiência pode ser ainda mais positiva para todos que circulam pelos condomínios, sejam residentes, visitantes ou colaboradores.

A sensação de segurança torna a rotina menos estressante para os moradores. Mas além da tecnologia, é preciso que as pessoas também sigam os procedimentos de segurança adotados pelo condomínio para a rotina ser ainda mais confortável.

Serviços compartilhados

A tecnologia em condomínios também tem revolucionado o conceito dos empreendimentos. Os serviços compartilhados ainda são uma novidade para a maioria das pessoas, mas é uma tendência que vai seguir crescendo. Isso porque, além de otimizar a utilização de espaços comuns, eles ajudam a preservar o meio ambiente e geram economia. Veja alguns exemplos de bens ou serviços compartilhados em condomínios:

●    Bicicletário
●    Carros
●    Lavanderia
●    Coworking
●    Espaço gourmet

Não é à toa que esses serviços também são chamados de economia compartilhada. Os usuários não precisam gastar individualmente em manutenção de equipamentos ou contratação de serviços, por exemplo. Ao dividir estas experiências, o custo por usuário fica muito mais acessível para todos. O resultado também pode se refletir na melhor convivência entre os moradores, que devem prezar pelo uso consciente dos serviços disponíveis.

Tecnologia em condomínios e sustentabilidade

A economia gerada pela tecnologia em condomínios não precisa se limitar aos serviços compartilhados. O resultado também se reflete nas contas de consumo, como água e luz. Ao mesmo tempo que as faturas mensais ficam mais leves no bolso, o impacto no meio ambiente é reduzido consideravelmente.

Um exemplo clássico de tecnologia em condomínios e meio ambiente é a captação da água da chuva. A água pode ser reaproveitada para limpeza geral, lavanderia, lavar os carros etc. A inteligência gerada pelos recursos tecnológicos também pode ser aplicada à energia solar, ecotelhados, dentre outros.

Em condomínios de casas, em que o morador é responsável pela construção, uma boa alternativa para aproveitar melhor os benefícios tecnológicos é adotar um projeto de arquitetura sustentável. É uma maneira de ter todas as vantagens e conforto da tecnologia em condomínios dentro da sua própria casa.

Quer alguns exemplos? Priorizar a entrada de luz natural, escolher materiais sustentáveis para a construção e acabamento, reduzir desperdícios, dentre outras possibilidades. Esse investimento inicial vai garantir mais qualidade de vida e conforto para os moradores, além de gerar economia de recursos naturais e nas despesas com contas mensais e manutenção.

Facilidade nos processos do dia a dia

A adoção de aplicativos pelos colaboradores, como porteiros e zeladores, facilita a comunicação entre as pessoas, tornando os processos mais ágeis. Os softwares são ainda facilitadores na administração do condomínio, ajudando síndicos e empresas terceirizadas a ficarem mais conectados e alinhados. Desta forma, as solicitações podem ser respondidas mais rapidamente.

Os aplicativos tornam mais organizada a estrutura do condomínio, deixando para trás os processos manuais. Isso ajuda no controle de finanças, envio de comunicados, agendamento de uso dos espaços comuns etc. Tudo isso se traduz em uma gestão muito mais transparente, reclamação comum em condomínios que ainda não se modernizaram.

Quer conhecer um empreendimento que investe na tecnologia em condomínios? Entre em contato com a Panoramia!

Posts Relacionados

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Share on email

Fale Conosco

Estamos disponíveis pelos telefones