Comprar lote x casa pronta: qual vale mais a pena?

Eis uma dúvida comum de quem está em processo de decisão sobre a casa própria: comprar um lote para construí-la ou comprar a casa pronta? Em qualquer um dos casos, a decisão final requer planejamento e pontuação dos prós e contras de cada uma das possibilidades, afinal, há vantagens e desvantagens.

Questionamentos como “o imóvel está dentro do que tenho para investir?” e “o que tenho para investir será suficiente para arcar com a construção?” são frequentes. Então, para ajudar na sua decisão, vamos listar aqui algumas razões que tornam o lote uma compra mais indicada do que uma casa pronta.

Leia e descubra por que o fato de construir o imóvel do seu jeito é apenas um dos motivos que tornam comprar um lote muito mais vantajoso!

Personalização: a casa dos seus sonhos

Quando tomamos a decisão de comprar uma casa, a última coisa que a gente pensa é em um dia sair dela. Por isso, é esperado que ela seja do jeitinho que a família sonhou e, construindo do zero, as necessidades dos futuros moradores podem ser facilmente atendidas. E é pensando na personalização que há quem prefira comprar um lote e construir um imóvel em vez de adquirir uma casa pronta.

Ao construir uma casa, você decide a quantidade de suítes, se haverá quarto de hóspede, qual será o formato da cozinha, se vai ter ou não piscina e/ou jardim de inverno, o tamanho da garagem, entre outras escolhas.

Da mesma forma, quem decide construir tem a vantagem de poder pensar em móveis planejados para todos os cômodos do imóvel. Isso porque o projeto pode ser tocado em conjunto com arquiteto, decorador e marceneiro. Assim, quando a casa estiver pronta, os móveis já estarão no ponto para serem montados.

Nada impede a instalação de móveis planejados na casa comprada já pronta, porém demanda mais tempo e gastos, pois é preciso retirar os móveis que já existem e adaptar seus desejos aos formatos e dimensões do imóvel.

Economia: comprar lote é mais barato 

Comprar um lote é bem mais barato que adquirir um imóvel construído. Construir custa de 30 a 50% mais barato que comprar a casa pronta. Isso acontece porque você não terá intermediários e não haverá ninguém lucrando com a venda deste imóvel para você. Sem falar que, construindo do seu jeito, você economiza com a reforma que certamente terá que fazer caso compre uma casa já com a obra finalizada.

Quem compra uma casa pronta pode precisar fazer adaptações para que o imóvel se adeque às necessidades da família, desde um banheiro a mais ou uma mudança nas portas e janelas, até mesmo uma garagem maior que acolha todos os carros da família. Ou um escritório para quem trabalha em home office a uma área de lazer para receber os amigos no fim de semana.

Toda mudança que precisar ser feita terá um custo, além do tempo de espera até que fique pronta. Ainda, fazer reforma pode exigir que você deixe o imóvel, trazendo mais uma preocupação para a família. Logo, se a ideia é viver na casa dos sonhos, é mais vantagem construir do que tentar ajustar uma já pronta.

Custo da obra x Custo de compra

Nesta conta, deve entrar o valor a ser cobrado pela equipe que vai pôr a mão na massa. Isso inclui mestre de obra, pedreiro, encanador, pintor e todos os profissionais necessários para que a casa saia como você sonhou e definiu junto com o engenheiro e o arquiteto.

Vale lembrar também que, para o valor previsto para a obra se confirmar quando a casa estiver pronta, é necessário que os responsáveis pela execução sejam de confiança. A variação do preço dos materiais de construção e principalmente dos itens para acabamento podem causar alguma diferença no valor final, mas ainda assim certamente será menor que comprar uma casa pronta e ainda por cima ter que reformá-la.

Por outro lado, comprar imóveis ainda na planta como apartamentos e casas em condomínios que ainda estão no papel pode até ser mais barato que comprar os já construídos. Porém é um investimento de risco, pois não dá para ter certeza de que os prazos serão cumpridos.

O melhor investimento continua sendo adquirir um lote e nele construir seu imóvel. Além de você comandar a obra e a equipe que vai executá-la, é você também quem comanda os prazos e sabe quando de fato poderá contar com a entrega.

O retorno é garantido

Quem compra lote como investimento tem vantagem na manutenção, pois as taxas como IPTU e outros impostos também são bem menores do que os de casas já construídas. Além disso, lotes são investimentos com retorno garantido, pois correm baixo risco de desvalorização.

Há ainda quem compre lotes para construir casas e alugá-las. Acaba sendo uma excelente forma de aplicar seu capital, mais rentável que a poupança e menos arriscado que outros investimentos.

Você escolhe onde vai morar

Existe por aí uma casa que é tudo com o que você sempre sonhou? Certamente, sim. Mas ela está na cidade onde você mora? Ou no bairro que você quer? Talvez sim.

Mas ela está à venda? Pode ser que não.

E se está à venda, cabe no valor que você tem para investir?

Percebe como são vários os motivos que podem impedir você de morar na casa dos seus sonhos? Quando você compra um lote para construir sua casa, vários desses problemas são sanados, pois você vai ter a possibilidade de construir a casa como você sempre quis, com as características que você precisa.

Há lotes sendo vendidos em condomínios com toda infraestrutura já implementada, o que lhe garante qualidade de vida. Por melhor que seja a casa que está à venda e que você tenha gostado, ela pode ter coisas que você não necessita ou que você precise reformar. Sem falar que vai custar muito mais caro comprá-la e ajustá-la às suas necessidades e desejos, por isso é muito mais sábio e econômico construir sua futura moradia.

Este artigo foi útil para você? O nosso objetivo foi te provar que comprar lote pode, sim, ser uma opção muito mais viável do que investir em uma casa pronta. Especialmente se você estiver com orçamento baixo e não quer mais adiar o seu sonho da casa própria! Se você já avaliou as duas opções, conte para a gente como foi nos comentários.

Posts Relacionados

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Share on email