Com as cidades crescendo em ritmo acelerado, aumenta também a necessidade de melhorias na mobilidade urbana. E não só isso: quanto mais automóveis nas ruas, maior o impacto no meio ambiente.
Por isso, fóruns e congressos pelo mundo todo estão há muito tempo discutindo como diminuir danos à natureza para preservá-la. E muitas soluções em mobilidade sustentável estão surgindo como resposta. Vamos conhecer algumas delas.
1 – Caronas colaborativas
Você já deve ter reparado pelas ruas que, na maioria das vezes, um carro é ocupado por uma ou duas pessoas, apenas. E muitas fazem trajetos parecidos em suas idas e vindas. Resultado: congestionamentos em todos os lados e muita poluição sendo gerada. Uma ideia de mobilidade sustentável nesse sentido é o da carona colaborativa.
Em tese, é uma ação que você pode praticar entre vizinhos, conhecidos e familiares. Dividir os custos, como combustível, e se deslocarem juntos, quando possível. Mas também há aplicativos de carona compartilhada, em que o usuário acaba gastando menos em suas viagens de curta ou longa distância.
2 – Carros compartilhados em condomínios
Essa é outra iniciativa que melhora o trânsito, gera economia para as pessoas e ajuda o meio ambiente. Os moradores podem alugar carros, que são disponibilizados exclusivamente para os condôminos com uma prestadora de serviços. Também é possível que os próprios moradores disponibilizem seus automóveis para aluguel. Certamente é uma ideia que vai ganhar muito espaço.
3 – Ônibus fretados empresariais
Essa não é uma ideia precisamente nova, mas se encaixa perfeitamente no conceito de mobilidade sustentável. Se os funcionários vão para a empresa de ônibus, são dezenas de carros que podem deixar de circular. Mas, claro, para se encaixar na proposta, os ônibus precisam estar dentro das condições aceitáveis de impacto ao meio ambiente.
4 – Bicicletários compartilhados em condomínios
Por concentrar um alto número de moradores em um espaço comum, os conjuntos residenciais e comerciais são perfeitos para ações de mobilidade sustentável. Um exemplo são os bicicletários compartilhados, muito comum em diversas cidades do mundo. Além de ser um transporte mais ecológico, andar de bike ajuda a ter uma vida mais saudável.
5 – Transportes limpos
Essa categoria inclui a substituição de motores à combustão por elétricos. Eles diminuem a emissão de gás carbono, o que melhora a qualidade do ar. Alguns exemplos são metrôs, trens e veículos leves sobre trilhos (VLT). A tecnologia também pode ser aplicável aos carros particulares e veículos autônomos, que têm sido testados por grandes empresas internacionais.
6 – Sistemas de bicicletas públicas
Falamos sobre bikes compartilhadas em condomínios, mas há também o sistema público de aluguel ou empréstimo de bicicletas. Elas ficam armazenadas em estações em vias públicas e são controladas por diferentes sistemas, como aplicativos mobile.
7 – Calçada nivelada também é mobilidade sustentável
Não há de novo nessa ideia, mas saiba que ela é muito importante para a mobilidade sustentável. As calçadas com boas condições de uso permitem a movimentação de pedestres e pessoas com deficiências. Elas também são essenciais para garantir a modernização na mobilidade urbana. Boas calçadas ainda promovem segurança no trânsito, diminuindo riscos de atropelamentos.
Desenvolver ações de mobilidade sustentável é um desafio que pode ajudar o meio ambiente e promover a cidadania. Aliás, esse conceito está totalmente ligado ao de smart city ou cidade inteligente.
Quer ficar por dentro destas e outras novidades? Assine nossa newsletter!