Ter uma casa confortável e agradável pode estar além de ter o orçamento necessário para construir a residência dos sonhos. Já pensou em construir uma casa sustentável? Esse tipo de construção traz diversos benefícios para a família toda.
O que caracteriza uma casa sustentável?
Um imóvel é sustentável quando o projeto arquitetônico prioriza a economia de recursos naturais. Isso vale tanto para o emprego de materiais na construção quanto em acabamentos e sistemas elétricos e de água. Telhados verdes, energia solar, reaproveitamento de água da chuva e etc são algumas das possibilidades.
Reaproveitamentos e redução de desperdícios também integram a casa sustentável. Aberturas para aproveitamento de luz natural e redução de ar-condicionado são grandes aliados.
Algumas características costumam estar presentes nos projetos de casas sustentáveis. Por exemplo, a localização. Se estiver em meio a uma área verde, o local é ideal para um projeto sustentável. Assim como a facilidade de acesso transporte público de qualidade, vias de acesso, dentre outras.
O conceito de sustentabilidade se estende ao estilo de vida dos moradores, porque se reflete no dia a dia. Economia de recursos e consciência para respeitar o meio ambiente são alguns dos pontos chaves. Agora veja os melhores motivos para você ter uma casa sustentável.
1. Ter mais qualidade de vida
O projeto arquitetônico de uma residência verde se baseia na melhor aplicação e uso dos recursos naturais. Quando isso acontece, o conforto e o bem-estar dos moradores aumenta. Por exemplo, a proximidade com a natureza e a melhora da qualidade do ar trazem benefícios para a saúde e elevam o bem-estar.
2. Causar menos impacto ao ambiente
Não basta apenas ter a consciência de que precisamos preservar o meio ambiente. Ter uma casa sustentável é colocar isso em prática. Sua casa pode reduzir desperdício de água com sistema de captação de água da chuva, por exemplo. Também é possível reduzir o uso de energia elétrica com painéis de energia solar, dentre outras soluções ecológicas.
3. Reduzir despesas
Essas soluções não reduzem apenas o uso dos recursos, mas também gera economia. Despesas como contas de água e energia elétrica são bastante reduzidas quando há melhor aproveitamento dos recursos. Já pensou ter um telhado verde, ajudando a diminuir a temperatura interna e o uso de ar-condicionado?
4. Economizar na construção
Alguns produtos e materiais são mais caros que na construção convencional. É o caso de madeiras certificadas, painéis de energia solar e etc. No entanto, a longo prazo, esse investimento vale a pena porque reduz despesas. Para compensar, existem aspectos na construção da casa sustentável que podem até ser mais baratos.
A construção ecológica pode diminuir a geração de resíduos e o desperdício de dinheiro em materiais. O uso de materiais reaproveitados, quando possível, também podem diminuir a conta. No fim, o custo pode ser similar ao de uma obra padrão.
5. Fazer menos manutenções na casa
A qualidade dos materiais e do projeto arquitetônico fazem com que o imóvel precise de menos manutenção ao longo do tempo. A redução ou eliminação de desperdícios no dia a dia faz com que você gaste menos com limpeza, geração de lixo e etc. A entrada correta de luz natural evita mofos, o telhado verde diminui riscos de infiltrações, além de outras vantagens.
Uma casa sustentável é sinônimo de vida melhor para os moradores e para a natureza. Quer saber como deixar sua residência ainda mais confortável e verde? Confira essas dicas de paisagismo.