A casa nova está pronta e limpa, só esperando você chegar com a família para enchê-la de vida? Poucas coisas são tão legais quanto um novo lar, mas poucas coisas podem ser tão estressantes quanto fazer uma mudança de casa.
Para te ajudar a ter menos dor de cabeça, vamos listar 11 dicas que farão esta transição ser menos trabalhosa e, até certo ponto, torná-la um momento de integração entre os moradores da nova residência.
Vamos lá?
- Pratique o desapego
Mudar de casa é uma chance para também mudar de hábitos. Que tal aproveitar esse momento para descartar coisas que você guarda por puro apego, mas que já não te servem mais? Isso vale para roupas, brinquedos, móveis e até aparelhos eletroeletrônicos que estão entulhados nas gavetas.
Pense que o tempo para descartar vai ser um só, mas o tempo para embalar na casa antiga e desembalar na casa nova vai durar o dobro. Se os utensílios descartados ainda estiverem em bom estado, doe. Alguém vai ficar feliz.
- Consiga caixas e mais caixas
Quanto mais você puder reunir, melhor. As transportadoras costumam cobrar por cada caixa que disponibilizarem, então uma forma de economizar é buscar em supermercados, mercadinhos e bombonieres.
Os donos costumam cedê-las com boa vontade, pois, na maioria das vezes, são descartadas no lixo reciclável. E não importa o tamanho delas. Caixas grandes, médias e pequenas, todas serão úteis na hora da arrumação.
- Sinalize as caixas
Use e abuse de canetinhas de cor forte como vermelho e azul. Elas vão te ajudar a sinalizar as caixas que contenham objetos frágeis, como itens de cozinha e de decoração. Não se esqueça também de mostrar qual o lado deve ficar para cima.
Sinalize as caixas que não podem ser empilhadas, e escreva de forma legível o que cada caixa contém. Isso vai te ajudar na hora de desempacotar toda a mudança de uma forma mais organizada.
- Organize com inteligência
Ainda contando com o auxílio das canetinhas, marque as caixas com as letras A, B ou C. Esta marcação vai te ajudar na hora de abri-las na casa nova.
A divisão deve considerar:
A – caixas que contêm itens que precisam ser desembalados de imediato;
B – caixas cujos itens podem esperar mais um tempo, como roupas e calçados que serão usados apenas após alguns dias;
C – caixas ocupadas com objetos que são usados bem pontualmente, como roupas de festa, edredons e coisas que só saem do lugar quando a casa recebe visitas.
- Otimize as caixas grandes
Use caixas maiores para transportar roupas que ficam em cabides, pois assim você evita que elas amassem durante o transporte. Essas caixas maiores também são ótimas para levar toalhas e edredons, armazenar calçados e panelas grandes.
Mas atenção: não deixe que uma caixa ultrapasse a média de 25 kg. Caixas muito pesadas são difíceis de carregar e podem ceder durante o transporte.
- Não desperdice caixas pequenas
Dá para acondicionar pratos, travessas e objetos que são fáceis de quebrar em caixas menores. Para estes itens, plástico bolha e jornal são essenciais para evitar que eles trinquem, quebrem ou arranhem.
Além disso, itens de escritório, computadores e afins também devem ser envoltos com plástico bolha e transportados em caixas pequenas, com toda atenção para evitar colocar peso sobre eles.
- Use suas malas
Na mudança, use suas malas para transportar objetos pequenos, como livros e papeis. Você também pode levar algumas roupas e sapatos, além de roupas de cama, para ir usando enquanto a mudança completa não chega à casa nova.
Assim, você faz sua mudança de casa sem estresse: economiza na quantidade de caixas, consegue levar os itens básicos consigo, protege objetos de valor ou delicados e ainda faz um ótimo uso das malas.
- Coloque cada caixa em seu lugar
Nada de chegar na casa nova e pôr todas as caixas no mesmo cômodo, para só depois ir redistribuindo. Fazendo isso, você estará desperdiçando tempo e força.
Lembra-se da organização com as canetinhas? Use-as também para sinalizar em qual cômodo cada caixa deve ser depositada quando o caminhão de mudança for descarregado.
- Guarde as pequenas peças
Quando os móveis são desmontados, as peças menores como parafusos, porcas e pregos acabam se perdendo com muita frequência. Com isso, você ganha trabalho dobrado na hora da montagem na casa nova.
Para evitar que esses itens se percam, junte-os em pacotes individuais. Podem ser saquinhos de papel ou plástico, desde que sinalizados para saber a qual móvel pertencem, e envoltos em fita adesiva.
Para facilitar, cole cada pacote aos seus respectivos móveis.
- Monte um kit de “primeira noite na casa nova”
Mesmo que o processo de mudança comece pela manhã bem cedo, a primeira noite será atípica. E ainda que haja um batalhão ajudando na reorganização da casa, ela não ficará pronta no mesmo dia.
Por isso, monte um kit de sobrevivência básica. Em uma sacola ou mala, leve roupas de cama, toalhas de banho e itens de higiene, além de algumas peças de roupa a mais, em caso de atraso da mudança.
Separe também uma ou duas bolsas com itens como pratos, talheres e copos. Inclua também um pano de prato, uma bucha e detergente.
- Leve objetos de valor com você
Documentos, jóias e itens muito pessoais (que seguro algum seja capaz de reembolsar) devem ir com você, para evitar qualquer transtorno. Guarde-os com cuidado na casa nova, e não deixe itens de valor expostos.
E não deixe de comemorar! Peça uma pizza, abra uma cerveja para os adultos e um refrigerante ou suco para as crianças. Brinde a nova casa e as experiências que virão.
Imagine que esta será a primeira noite de uma nova vida.
Você e sua família conhecerão novos vizinhos, farão novos amigos e, com toda certeza, serão muito felizes!
E se gostou das nossas dicas, compartilhe nas suas redes sociais e ajude os amigos a terem menos dor de cabeça quando também chegar a hora deles mudarem de casa.