Por que sair do aluguel e ter a casa própria em 2018

Por mais que o aluguel seja uma solução temporária, comprar a casa própria tem muitos mais vantagens. Ainda que você não possa comprar o imóvel à vista, o dinheiro investido todo mês em uma casa que não é sua poderia estar sendo usado para pagar um financiamento. Então por que continuar adiando o momento de sair do aluguel?

Sair do aluguel e conquistar a casa própria é um dos momentos mais gratificantes e emocionantes que alguém pode ter. Muitos consideram o começo da fase em que, finalmente, você pode dormir tranquilo sabendo que seu dinheiro está bem investido. Sem falar na alegria da família. Por isso vamos falar sobre como comprar a casa própria em 2018.

Em muitos casos o aluguel parece ser a única saída viável. Mas com o passar do tempo, fica evidente que o valor gasto poderia ser melhor investido se fosse em um patrimônio próprio. E existem outras desvantagens:

Burocracia

É muito comum a necessidade de um fiador para alugar uma casa e geralmente é um processo burocrático. Sem contar nas infinitas idas e vindas em cartórios por conta dos documentos necessários. E isso acontece toda vez que você precisa alugar um imóvel.

Imprevisibilidade

Ao fim de um contrato você precisa contar com o interesse do locatário para renovar o serviço. Isso pode ser um transtorno e leva muitas pessoas a querer sair do aluguel.

Mudança

Outra consequência é ter muitos gastos com mudanças e transportadoras caso você tenha que devolver a casa. O leva e traz do seus móveis e pertences também pode gerar prejuízo se houver danos no transporte.

Para quem tem filhos, além desse estresse, existe a preocupação com o bem-estar deles nesse processo de mudança. Uma casa própria pode ser sinal de estabilidade para a rotina da família toda.

Reajustes de preço

Ainda que você resolva não comprar a casa própria e pense em renovar o contrato de aluguel, existe o fator reajuste. Assim, além de torcer para poder permanecer no local, existe a tensão sobre o aumento do valor.

Impossibilidade de reformar

Dependendo do contrato, até pode existir algum tipo de desconto caso sejam feitas melhorias no imóvel, mas nada de grandes mudanças. Será que vale a pena investir em um imóvel que não é seu? Em algum momento você vai ter que devolver a casa e ficar só com o sentimento de que o esforço foi em vão. Essa questão tem tudo a ver com o tópico seguinte.

Um dilema muito comum entre famílias que moram de aluguel é: vamos morar em um lugar que não tem a nossa cara ou gastar dinheiro à toa com reforma? Esse problema deixa de de existir quando você decide sair do aluguel.

Por que você deve levar a sério a ideia de sair do aluguel?

Por mais que o aluguel seja uma solução temporária, comprar a casa própria tem muitos mais vantagens. Ainda que você não possa comprar o imóvel à vista, o dinheiro investido todo mês em uma casa que não é sua poderia estar sendo usado para pagar um financiamento.

Então por que continuar adiando o momento de sair do aluguel? Se as desvantagens não te convenceram, então pense nas vantagens:

1. Tenha a casa dos sonhos

Aquela reforma que você e sua família sempre sonharam só é possível quando vocês são donos do imóvel. Ao comprar a casa própria ela pode ter a personalidade da família e suprir suas necessidades. Isso tudo sem perder o investimento.

2. O momento é favorável

O cenário atual tem demonstrado ser um excelente período para investir no mercado imobiliário. E em 2018 não deve ser diferente: o próximo ano promete oferecer ótimas oportunidades de bons negócios para quem se preparar e investir. Assim, se futuramente você e sua família sentirem a necessidade de se mudar, o retorno do investimento será muito atraente.

3. Construções se valorizam 

Seja construindo do zero ou comprando uma casa nova, o imóvel vai se valorizar. E esse benefício será dos donos da casa, ou seja, você e sua família. Nada de fazer melhorias para que outra pessoa se beneficie da valorização quando vender o imóvel.

Mãos à obra: como comprar a casa própria e sair do aluguel em 2018

Hoje em dia comprar uma casa está muito mais fácil do que já foi no passado. Nós já abordamos todas as vantagens e benefícios de sair do aluguel, agora você vai saber como você pode comprar sua casa o quanto antes.

Planejamento financeiro

O primeiro passo é organizar suas finanças para não levar nenhum susto. Abuse de planilhas, ou da caneta e papel, para lançar suas despesas e ganhos a fim de saber o quanto vai poder investir. Principalmente se não puder pagar à vista, como na maioria dos casos.

Vai financiar? Então pesquise com atenção!

Diversos órgãos ou instituições oferecem financiamento imobiliário, então é preciso avaliar bem todas as opções. Busque o equilíbrio entre o quanto vai dedicar para o financiamento e por quanto tempo pretende ficar pagando as parcelas. Tome cuidado para não comprometer a renda total da família e considere os custos totais para a compra da casa.

Comece a economizar 

Quanto mais você puder pagar na entrada, mais curto será o prazo de financiamento. Automaticamente os juros também serão menores. Não é necessário fazer grandes sacrifícios, mas converse com sua família para decidir como cortar gastos supérfluos ou desnecessários. Todos vão sair ganhando se conseguirem economizar para ajudar na compra da casa própria.

Avalie com calma as opções

Pense na localização e custo-benefício. Um imóvel pequeno no centro da cidade pode custar o mesmo que uma casa em uma região metropolitana de fácil acesso. Considere o que traria mais qualidade de vida para sua família.

Uma excelente opção é comprar um terreno ou lote para construção. A casa fica mais personalizada, do jeito que a família quer e precisa, e com investimentos menores do que comprar um imóvel pronto.

Fiador e burocracia nunca mais!

Seja qual for a sua opção, depois de sair do aluguel você não vai mais precisar se preocupar com burocracias e fiadores. É o alívio que toda família sonha: aproveitar a casa com a segurança de ter um patrimônio próprio, conforto e tranquilidade.

É menos complicado e esse investimento traz muito mais segurança para sua família. Comece já a se organizar e aproveite todos os benefícios de ser dono do seu imóvel.

Quer ajudar seus amigos para que eles também saibam como comprar a casa própria? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Posts Relacionados

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Share on email