Quem mora em condomínios sabe bem o estresse que pode ser toda vez que você quiser fazer uma reclamação. É preciso esperar um horário para falar com o síndico, isso quando não é preciso aguardar a próxima reunião. Se você mora em um condomínio inteligente, não precisa se preocupar com isso.
O que é um condomínio inteligente?
A tecnologia está em todos os setores e não poderia deixar de aparecer nos condomínios. Ela consegue melhorar a qualidade de vida dos moradores, como também é capaz de ajudar a gestão. Um condomínio inteligente permite que todos possam usufruir das novas tecnologias usando a internet.
Assim, é possível passar a utilizar diversos recursos importantes para os moradores, especialmente quando se trata da segurança. São diversos os serviços que podem ser instalados, como um porteiro virtual, chave biométrica, drones vigilantes, botão de pânico, entre outros.
Por que morar em um condomínio inteligente?
Agora que você já sabe do que se trata um condomínio inteligente, vamos dar bons motivos para você escolher um para morar hoje mesmo!
Possuem interfones com atendimento remoto
É uma forma mais fácil de comunicação entre moradores e visitantes do prédio. Com os interfones virtuais, é possível gravar a chamada e ainda deixar registrado em que data e horário aconteceu, e bem como a duração.
Para isso, os moradores são cadastrados em um sistema e quando um visitante chega ao prédio procurando por alguém, o interfone liga diretamente para o celular. Dessa forma, ainda que o morador não esteja em casa, o visitante pode entrar em contato.
Oferecem maior segurança
É possível usar sistemas de inteligência na segurança com base nas imagens já registradas nas câmeras de vigilância do prédio. Assim, é possível determinar um padrão de comportamento para a movimentação externa e interna ao condomínio. Em caso de mudanças nesse comportamento, o profissional responsável recebe um alerta.
É possível usar também drones com visão noturna e diurna para que o prédio seja visualizado a distância sem levantar suspeitas.
Conseguem economizar energia
Há diversas formas de economizar a energia e ajudar o meu ambiente usando um sistema de inteligência eficaz. Por exemplo, luzes que acendem e apagam de acordo com um sensor de movimento. Há também a opção da captação de energia solar para iluminar ambientes comuns.
Possuem um botão de pânico
Você sabe para que serve um botão de pânico? Ele é ideal para pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade de locomoção como os idosos. Esse botão facilita o pedido de ajuda caso eles sofram algum acidente em casa ou passem mal.
Essa é também uma forma de melhorar a segurança. Por exemplo, caso alguém suspeito entre no prédio ou no apartamento, é possível usar o botão sem levantar suspeitas.
Fazem agendamento eletrônico
É possível que a gestão de áreas comuns do condomínio seja feita de forma online. Assim, os moradores podem verificar por, conta própria, em quais dias o salão de festas está ocupado e também reservar a data. É uma ótima maneira de acabar com coincidências do tipo e que causam muitos problemas.
Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos as vantagens de se morar em um condomínio inteligente!