Engenheiro ou arquiteto: quando cada profissional entra na obra?

Sabemos que podem existir diversas dúvidas sobre projetos e execução de uma obra. Uma muito comum é sobre como um engenheiro ou arquiteto atuam na construção. Vamos esclarecer as funções destes profissionais e como eles podem te ajudar.

Sabemos que podem existir diversas dúvidas sobre projetos e execução de uma obra. Uma muito comum é sobre como um engenheiro ou arquiteto atuam na construção. Vamos esclarecer as funções destes profissionais e como eles podem te ajudar.

Engenheiro

O engenheiro da área de construção civil deve possuir diploma de nível superior como tecnólogo ou bacharel. Durante o curso os alunos aprendem, principalmente, disciplinas de exatas, como física, matemática, química e etc. Também estudam sobre a estrutura de materiais, hidráulica, saneamento, transportes, dentre outras. Disciplinas de ciências sociais também são abordadas.

Depois de formado, o engenheiro precisa obter o registro profissional da área. Ele é importante porque, ao executar uma obra, é necessário obter um documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). É esse instrumento que vai legalmente atestar quem são os responsáveis pela obra.

Os engenheiros são os responsáveis pelo projeto de uma obra, seja de construção ou reforma de casas, edifícios, estradas, obras públicas etc. Ele também é o profissional que responde pelo gerenciamento e execução da obra.

Quando o engenheiro entra no projeto e na execução?

É fundamental a participação do engenheiro desde os primeiros passos antes de construir ou reformar. É ele que vai analisar o terreno e definir, por exemplo, qual o melhor tipo de fundação. As medições dos cálculos estruturais da obra serão feitas por ele, bem como toda a representação junto à prefeitura da cidade.

Cada cidade tem regras específicas sobre construção e reformas e, em determinadas etapas, é obrigatória a representação de um profissional. É o caso da elaboração da ficha técnica e peças gráficas, obtenção de alvarás, dentre outras especificidades. Em suma, contratar o serviço de um engenheiro pode ser o primeiro passo ao construir sua casa. Assim, você não perde tempo e começa do zero já com uma consultoria especializada.

Sua obra pode precisar, ainda, de engenheiros de outras áreas, como elétrica e hidráulica. Tudo depende do projeto e suas necessidades.

Arquiteto

O arquiteto é um profissional que fez curso bacharelado e preparado para pensar e projetar os aspectos funcionais de uma construção. Ele atua estudando o melhor aproveitamento dos espaços e na elaboração das plantas. Os arquitetos buscam a melhor escolha de materiais na construção, pensando na funcionalidade, conforto e estética do projeto.

Assim como o engenheiro, o arquiteto também estudou matérias como cálculos, geometria, mecânica e sistemas estruturais. Na faculdade de arquitetura se leciona, ainda, disciplinas relacionadas à história da arte, estética, design, dentre outras. Essa bagagem permite ao profissional ter o conhecimento estrutural das obras e o capacita a compreender as necessidades dos usuários.

Resumindo, o arquiteto equilibra as questões de infraestrutura das construções com o conforto e estética que as pessoas esperam dela. Os arquitetos também atuam em decoração e design. Na área pública, são responsáveis por projetos urbanísticos, como parques, praças e edificações.

Quando o arquiteto entra no projeto e execução?

A participação do arquiteto pode começar na fase inicial do projeto. Se estiverem habilitados para tal função, arquitetos também podem ser responsáveis técnicos pela elaboração e execução da obra. Em contrapartida, os engenheiros também podem assinar projetos arquitetônicos.

Na prática, geralmente o engenheiro civil assume o papel de realizar os cálculos estruturais e ser responsável técnico, enquanto o arquiteto fica com o projeto arquitetônico. O arquiteto é responsável, dentre outras coisas, pela elaboração das plantas (baixa, de layout, fachadas etc). As duas profissões se complementam e, por isso, em muitos escritórios ambos atuam juntos.

Por que contratar um engenheiro ou arquiteto?

Comprou um terreno ou lote? Então o sonho da casa ideal já está mais perto de se realizar. A ansiedade ou empolgação podem fazer você já começar a pensar em contratar uma empresa de construção. Ou, até mesmo, consultar um mestre de obra para começar a fazer orçamentos de materiais e mão de obra. Afinal, você precisa se planejar para que o imóvel fique exatamente como você e sua família desejam.

Mas é necessário ter um pouco de calma e cuidar da parte burocrática. Para construir ou reformar, existem aspectos legais a serem seguidos. Se você já construiu ou reformou um imóvel, nada disso será novidade para você. Mas quem já compra o imóvel pronto, pode nem imaginar que existe essa pequena jornada antes das obras.

Se você vai construir do zero, é preciso apresentar à prefeitura diversos documentos. Esses arquivos contêm informações do lote, tipo de terreno, solo, alvarás, certificados diversos etc. Também é preciso informar a finalidade da obra, dados de zoneamento, dentre outras coisas previstas na legislação. Para não ter dor de cabeça com esse processo, você vai precisar de um engenheiro ou arquiteto.

Aliás, é obrigatório ter a assinatura do engenheiro ou arquiteto na obra. Portanto, tenha em mente que não se trata de “se” você deve contratar, mas quando. E a resposta é: assim que você quiser e puder começar a construir. Antes mesmo de pensar na execução e contratação de mão de obra, na parte burocrática do projeto.

Como o engenheiro ou arquiteto vai te ajudar?

O primeiro passo é compreender como funciona a aprovação de projetos residenciais na cidade onde será realizada a construção. Considere contratar um escritório que ofereça consultoria na área para te auxiliar na escolha entre engenheiro ou arquiteto. Em muitas empresas, eles já atuam juntos e você pode até contratar os dois.

Em casos de reformas, em que a estrutura não será muito modificada, você pode precisar apenas dos serviços do arquiteto. Além de capacitado para o estudo estrutural, é um profissional completo para lhe atender nos conceitos funcionais do projeto. Ele pode buscar as melhores soluções de design, considerando desde a ventilação e iluminação à escolha de cores e até mobiliário.

Seja engenheiro ou arquiteto, ele será fundamental para que tudo corra bem na sua obra. Como responsável pelo projeto e execução da construção, ele que vai garantir os aspectos legais e entregar sua casa dos sonhos.

Como escolher o melhor profissional?

Se você não conhece algum engenheiro ou arquiteto que atue na área de construção civil, peça indicações de amigos. Com a ajuda da internet é fácil localizar empresas, escritórios ou profissionais autônomos que prestam o serviço. Dê preferência a empresas que ofereçam serviços integrados, desde consultoria à execução e finalização de obras.

Converse bastante com os candidatos que escolher, peça referências e tire todas as suas dúvidas. Assim, você consegue determinar se esse profissional vai te dar o apoio necessário durante a execução do serviço. Uma maneira de se certificar a qualidade dos serviços também é pesquisando na internet. Estude o portfólio, leia avaliações, veja se há reclamações nas redes sociais. Esses são bons termômetros.

Como explicamos, o engenheiro ou arquiteto pode estar presente em todas as etapas da obra. Portanto, é preciso que esteja claro no orçamento quais atividades estariam incluídas no contrato. E se decidir fechar negócio, leia atentamente o contrato antes de assinar.

Tem alguma dúvida sobre a atuação de engenheiros e arquitetos na sua obra? Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Share on email