Como escolher o loteamento ideal?

Construir um imóvel do zero pode ser a realização do sonho da casa perfeita. Mas para evitar decepções é preciso saber como escolher o loteamento ideal.

Comprar um terreno é uma excelente opção para ter a tão sonhada casa nova, se você souber escolher o loteamento ideal. O lote permite que você seu projeto seja flexível e personalizado, o que não acontece quando compramos um imóvel pronto. Confira tudo o que você precisa saber antes de comprar o lote para construir seu imóvel.

Estude a localização

Este é o primeiro passo para escolher o loteamento ideal para construção da sua casa. Assim como procurar qualquer tipo de imóvel, o local e o entorno do empreendimento são o ponto inicial da sua busca. Considere a facilidade do acesso à região, condições de rodovias, opções de comércio e serviços, segurança, lazer, entre outros. Se você pensa em alugar o futuro imóvel essas características são verdadeiros diferenciais.

Identifique o seu perfil

Uma coisa importante de se pensar é no seu perfil e da sua família. Se estão buscando um local mais afastado, com mais silêncio e tranquilidade, observe a movimentação local. Se não se importam com uma agitação maior, não terão problemas se o loteamento ideal para você estiver rodeado de comércio ou em uma área menos afastada da região central. Outra questão é entender o seu objetivo com a futura construção: para morar ou investir.

Veja o posicionamento do terreno no loteamento em relação à nascente do Sol. Se você pretende morar no imóvel posteriormente e tem crianças na família, talvez prefira que a nascente valorize o quintal, por exemplo.

Analise a topografia ao escolher o loteamento

Para evitar dores de cabeça durante a construção do imóvel, é fundamental conhecer a topografia na hora de escolher o loteamento. Observe se o terreno é muito acidentado com declives que podem comprometer ou alterar o seu projeto de arquitetura. O solo também precisa ser avaliado porque suas características podem ter um peso significativo no seu orçamento.

Se tiver dúvidas em relação à topografia, consulte um corretor ou profissional de engenharia e arquitetura. Busque orientações para não ter erro com o seu projeto de construção.

De olho na segurança

A segurança é indispensável para que você possa bater o martelo e escolher o loteamento ideal. Ao visitar o bairro para conhecer a região, repare na estrutura local, como iluminação pública, proximidade com as vias, condições do abastecimento de energia elétrica, comércios e serviços e até sinal de telefonia celular. A opção mais segura está no loteamento fechamento, que pode oferecer infraestrutura completa.

Os terrenos em condomínios fechados estão cada vez mais valorizados principalmente pela segurança. Geralmente você encontra mais infraestrutura nestes empreendimentos e não precisa se preocupar tanto com esses cuidados, pelo menos na área interna do condomínio. Os funcionários são preparados e normalmente você tem empresas de segurança que prestam serviços para o condomínio.

Diferentemente do que acontece em uma via pública, no loteamento fechado costuma existir controle de acesso, projeto de iluminação e monitoramento mais preciso, identificação de moradores e visitantes, entre outras medidas que dão mais tranquilidade aos moradores.

Opções de lazer e diversão determinam o loteamento ideal

Independentemente do tamanho da família, o entretenimento é uma característica importante para o condomínio fechado. Para quem tem filhos, é quase indispensável. Portanto, considere loteamentos que oferecem estrutura de lazer para crianças e jovens, como playgrounds, quadras etc. Já os adultos ficam tranquilos com os filhos em segurança dentro do condomínio e podem contar com atividades de lazer.

Espaço para corrida e caminhada, ciclovias, academia ou equipamentos ao ar livre para realização de exercícios físicos e praças são alguns exemplos. Lembrando que esse tipo de estrutura também é um diferencial caso você pense em alugar a casa depois. Além disso, é inquestionável a valorização que o imóvel terá em um local que possua uma infraestrutura completa.

Verifique a adequação às normas e legislações

Identificou o loteamento ideal para você? Então o passo seguinte está em descobrir se ele obedece às leis e normas específicas. Em região de mata, por exemplo, é preciso ficar atento se há restrições para realizar modificações. Lembre-se que as árvores nativas são protegidas e você pode arcar com multas caso não siga as normas.

Se informe também sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, zoneamento e outras limitações. Essas informações você pode obter conversando com seu corretor, na empresa responsável pelo loteamento, ou diretamente na prefeitura da cidade. Certifique-se que o local tem as licenças necessárias para ser comercializado e também investigue se você vai precisar de alguma para construir.

Idoneidade da empresa responsável

Atualmente não é muito difícil levantar informações sobre a idoneidade de qualquer empresa. Pela internet é possível fazer essa busca inicial e já saber bastante sobre a credibilidade do vendedor. Verifique as informações do site oficial e suas páginas em redes sociais. Procure referências e avaliação de quem já conhece a empresa, se possível. Você também pode fazer pesquisas documentais, se achar que é necessário.

Além de averiguar a empresa que está comercializando os lotes, consulte certidões, guia de IPTU, planta, entre outros documentos do condomínio, que ficam disponíveis em cartório. Isso é importante para você ficar tranquilo em relação à regularidade do loteamento.

Cuidados com o contrato

Para garantir o sucesso ao escolher o loteamento ideal para comprar seu terreno, leia atentamente o contrato. Não economize tempo analisando todas as cláusulas para não ter problemas depois. Além de conferir se tudo o que foi combinado com a empresa consta no documento, fique atento ao preenchimento dos dados.

Nomes, números de documentos pessoais e da empresa, informações do imóvel devem estar totalmente corretos. Observe também as formas de pagamento e sua periodicidade, informações sobre índice de reajustes, juros e penalidades. Em suma, todos os dados combinados previamente de forma verbal e na proposta de compra e venda devem estar de acordo no contrato.

Analise toda a documentação com cuidado, assine, guarde a sua via e faça o registro no cartório assim que possível.

Se atentar a todos esses detalhes vão fazer o terreno e sua futura casa se valorizarem com o passar do tempo. Por isso é importante escolher o loteamento ideal de acordo com seu perfil, mas também ter a certeza de que não vai ter problemas para construir.

Se você quer saber mais sobre como escolher o loteamento ideal, fale com um consultor Panoramia! 

Posts Relacionados

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Share on email