Comprar a segunda residência é uma conquista muito importante para quem deseja dar mais conforto para a família. Mas, para chegar lá, é preciso tomar alguns cuidados para adquirir o bem ideal para a família. Confira como fazer a melhor escolha, seja qual for o objetivo da compra da segunda residência, uso próprio ou investimento.
Compreenda o seu perfil e necessidades
O primeiro passo é definir o propósito da segunda residência. Passar os fins de semana com a família? Alugar para ter um rendimento extra? Ou, quem sabe, as duas coisas? Uma casa alternativa, fora da cidade, pode ser um refúgio que faz a diferença na vida das pessoas. Ao mesmo tempo, pode ser explorada para complementar o rendimento e até para “se pagar”. Por isso é preciso saber o seu propósito.
Se você tem filhos pequenos, por exemplo, preste atenção à estrutura do local ou empreendimento, interna e externamente. Além de espaços para lazer e conveniência por perto, sua família vai precisar de estrutura como um hospital na vizinhança, farmácias, supermercados, além de outros serviços e comércio em geral.
Escolha bem a localização
O local é acessível de carro, ônibus ou outro meio de transporte? Dependendo das suas necessidades, até ponto de ônibus ou terminais por perto são diferenciais. Outro ponto importante, independentemente do objetivo da compra, é a questão da segurança. Tanto no bairro quanto no condomínio, se for o caso.
Iluminação e segurança privada e pública são pontos de atenção para se atentar. Procure um local que ofereça tranquilidade e segurança para você, sua família e visitantes da sua segunda residência. Não só em prol do benefício próprio: toda essa estrutura vai ajudar a valorizar ainda mais a sua casa.
As características da segunda residência
Geralmente, a segunda residência fica no interior ou no litoral, que são destinos de férias e fins de semana para descanso e lazer. Para que a casa não sofra tanto com a ação do tempo nesses ambientes é preciso escolher bem os materiais e o projeto de construção, no caso de lotes e terrenos, ou até em reformas. As intempéries podem causar prejuízos e você pode evitá-los.
Para ter o melhor aproveitamento da sua segunda residência, opte por materiais e projetos sustentáveis, que ajudam no meio ambiente e conservam seu imóvel por muito mais tempo. A vantagem de construir do zero, inclusive, é poder deixar a casa com a cara da família e atendendo todas às necessidades dos visitantes.
Pense a longo prazo
Sejam quais forem suas necessidades e objetivos com a aquisição de uma segunda residência, pesquise bem as possibilidades. Considere os benefícios à longo prazo: ver os filhos crescendo com qualidade de vida, seu descanso merecido nas férias, a construção do seu patrimônio e até o retorno do investimento financeiro ao longo do tempo.
Ter um imóvel como alternativa ao lar principal não serve apenas para ter um lugar para passar o fim de semana. Portanto, leve em consideração todos esses benefícios antes de realizar o investimento para, de fato, fazer a melhor escolha.
Quer ajudar outras pessoas que podem ter as mesmas dúvidas que você sobre a segunda residência? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais!