Felizmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância de entender, respeitar e preservar o meio ambiente. E isso também se reflete na hora de construir, já que é um processo que demanda muitos recursos materiais. Por isso a sustentabilidade na construção é um conceito que está crescendo e ganhando muita relevância.
Por que considerar a sustentabilidade na construção?
Além de ajudar as pessoas a se sentirem melhor por contribuírem com o meio ambiente, a sustentabilidade traz a vantagem de, muitas vezes, ser mais econômica. Materiais reciclados ou reutilizados podem te ajudar a ter alguma sobra no orçamento para você usar de outras maneiras. Fora a economia a longo prazo em suas contas mensais. Quer garantir a sustentabilidade na construção da sua casa? Confira algumas dicas:
Tijolos de terra compactada
O tijolo de terra compactada é geralmente fabricado com a mistura molhada da terra, cascalho ou argila para dar resistência e concreto para estabilizar a mistura. A composição não é exatamente uma novidade: é a mesma utilizada na construção da milenar Grande Muralha da China. O resultado são construções de paredes grossas e bastante densas.
É ideal para isolamento térmico e não agride tanto a natureza quanto nos processos convencionais de fabricação de tijolos comuns. Existem outras composições de tijolos ecológicos no mercado que dispensam as queimas e são mais baratos.
Painéis de energia solar
A energia solar tem se tornado muito popular e quase que obrigatório quando se fala de sustentabilidade na construção. As placas de captação da energia solar são muito eficientes para você e sua família economizarem na conta de luz, o que pode fazer muita diferença no orçamento. A geração de energia elétrica é muito dependente de recursos naturais como a chuva, o que faz a conta de o brasileiro ficar mais cara nos períodos mais secos.
Para não ter que depender somente da energia elétrica, os painéis são uma ótima solução. Além da economia financeira, você ajuda a preservar a natureza. Outra dica é adotar um projeto que valorize a iluminação natural pelas janelas e utilizar menos a luz artificial durante o dia.
Coletores de água de chuva
Falando em água da chuva, não se esqueça dela no seu projeto de sustentabilidade na construção da sua casa. Ter uma estrutura para captar a água da chuva é simples e muito mais fácil, principalmente se ele for incorporado durante a construção. Como as casas geralmente já possuem calhas e rufos que conduzem o fluxo da chuva, basta direcionar a água para cisternas. O reservatório pode ser equipado com torneira e a água destinada para reuso. Vale lembrar que essa água não pode ser utilizada para consumo.
O resultado? Menor consumo da água encanada, preservação da natureza e sua conta de água mais barata no fim do mês.
Telhado verde
Nas regiões mais quentes, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado muitas vezes são indispensáveis, fazendo você gastar mais com energia. Os telhados verdes são uma saída inteligente para ajudar a manter temperaturas mais amenas na residência e ajudar na economia da energia.
O telhado verde é leve, não sobrecarrega a laje e é de simples instalação e manutenção: é como cuidar de um jardim. Outra vantagem desse recurso é que a cobertura da sua casa fica muito mais bonita! Ainda tem alguma dúvida de que vale a pena apostar em sustentabilidade na construção?
Para ficar sempre por dentro das nossas dicas siga a Panoramia nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!