Como construir casa própria morando de aluguel?

O que muita gente se pergunta é: como construir a casa própria mesmo morando de aluguel? Pode ser difícil? Talvez. É impossível? Claro que não! E é sobre este desafio que vamos falar neste artigo, confira:

Poucas coisas são tão esperadas como o dia de mudar para a casa própria. Seja para morar sozinho ou com a família, todo mundo sonha em ter um imóvel que, além de ser seu cantinho, tenha também a cara do seu dono e atenda às necessidades de conforto e funcionalidade.

E mesmo que o mercado conte com inúmeros projetos com casas e apartamento de todos os jeitos e tamanhos à venda prontos ou na planta, só mesmo optando pela construção para ter um imóvel que seja do jeito que você quer.

Construir é a melhor forma de ter em um imóvel tudo o que os seus futuros moradores precisam, seja no tamanho dos cômodos, quantidade de banheiros, formato da área de lazer, instalação de piscina e tudo mais.

Mas o que muita gente se pergunta é: como construir a casa própria mesmo morando de aluguel?

Pode ser difícil? Talvez. É impossível? Claro que não! E é sobre este desafio que vamos falar neste artigo.

Por onde começar?

Em primeiro lugar, você precisa fazer um balanço da vida financeira da sua família. Há quem já tenha uma boa reserva e quer empregá-la na construção da casa própria. Outras pessoas preferem ainda juntar dinheiro para comprar o imóvel à vista ou ao menos arcar com a entrada e financiar o restante.

Mas comprar a casa pronta em vez de construí-la é vantagem? Leia e descubra que pode não ser!

Organização financeira

Vale tanto para a casa própria quanto para todos os outros sonhos. Organização financeira é a peça chave para atingir o objetivo de construir a casa dos seus sonhos. Morar de aluguel não deve ser empecilho para o planejamento de sua construção. Se o seu lote já foi comprado, é hora agora de pensar em levantar o imóvel.

Estipule metas e dê prazos a elas. Por exemplo: quanto em dinheiro será necessário para levantar as paredes da casa e quanto tempo levará para que você tenha esse valor disponível? Tenha metas também para as outras etapas da construção como pintura, pisos, cerâmicas, parte hidráulica e elétrica, além do acabamento.

Tendo estes dados em mãos, a parte financeira será mais fácil de organizar, te mostrando gastos extras que você e sua família mantêm, mas que podem ser cortados temporariamente. Medidas de economia, quando cumpridas à risca, podem até antecipar o cumprimeto das metas estipuladas.

Investimento de economias

Pensando em investir as economias para sair do aluguel comprando uma casa pronta? Talvez essa não seja a melhor opção. Pois, mesmo muita gente encarando o fato de pagar aluguel como jogar dinheiro fora, isso não é verdade.

Ao morar de aluguel, o que se paga de fato é um valor percentualmente pequeno em relação a quanto custa o imóvel. Por exemplo: se você paga R$ 1,5 mil em um imóvel que vale R$ 400 mil, o seu locatário está recebendo uma taxa de 0,37% ao mês pelo capital, o que é menor que o rendimento da poupança.

Então, se você tem uma grana no banco, pagar aluguel é mais vantajoso que empregá-la totalmente na aquisição de um imóvel à vista. E mais vantajoso ainda que dar entrada e transferir o que se pagava de aluguel para quitar as prestações.

Sem falar que comprar uma casa pronta não vai te garantir a satisfação de morar em um lugar como você sempre sonhou. E mesmo que você compre uma casa pronta e se decida por reformá-la, certamente o custo será bem maior que começar uma do zero, sem falar na dor de cabeça que uma reforma causa.

Aplicar o dinheiro das economias em formas seguras de investimento e usar o rendimento para ir custeando a construção da casa pode ser uma excelente medida para conseguir logo mudar de endereço.

Metas e planejamento

Vamos falar em metas mais uma vez. Mas, agora, é sobre o planejamento da obra. Com um calendário de execução da construção definido juntamente com os profissionais que vão pôr a mão na massa, ficará muito mais fácil para você controlar quanto tempo será gasto com cada etapa. As metas de prazo somadas às metas financeiras vão te mostrar se você está seguindo no caminho certo.

Muita gente começa a construir sem um plano definido e acaba perdendo tempo e dinheiro. Sem um planejamento, você pode até mesmo começar uma obra e não conseguir terminar. E há ainda quem, por falta de planejamento, comece a construção e queira mudá-la no meio do processo. Com isso, perde tempo por desmanchar e refazer partes da obra e perde dinheiro com todo o custo que isso engloba, desde material de construção, passando pelo pagamento dos funcionários e principalmente pelo aluguel que você estará pagando enquanto não se muda para a sua própria casa.

Mudanças no projeto

É possível fazer isso? Sim. Mas custa mais caro? A resposta também é sim. Como falamos no tópico anterior, mudanças em partes da obra podem dar dor de cabeça e elevar os custos da construção.

Por isso, ao pensar no projeto da sua casa, levante todos os pontos importantes para que tudo saia dentro do planejado, tanto em relação ao tempo quanto ao custo. Tudo deve ser listado e conversado com o engenheiro e arquiteto antes da compra do primeiro tijolo.

Quantos pavimentos a casa terá, quantas vagas de garagem serão necessárias, de quantas suítes a família precisa, será preciso um quarto de hóspedes, qual o tamanho da cozinha, se alguém na casa trabalha ou pretende trabalhar home office, ou seja, tudo precisa ser levado em consideração.

Depois das paredes levantadas, mudar de ideia significa derrubar e refazer. E certamente o seu planejamento não contemplava gastos extras com material, com tempo de trabalho da equipe do mestre de obras e, lembrando mais uma vez, com mais tempo pagando aluguel.

A importância de profissionais qualificados

Quem vai construir precisa contar com mão de obra especializada. Contratar uma equipe que não seja preparada para lidar com as especificações da sua construção pode representar além de custo, um enorme transtorno.

Por isso, antes de fechar o contrato, pesquise, se informe e peça referências de todos os envolvidos, desde o engenheiro até o grupo que trabalhará sob o comando do mestre de obras. O mesmo vale para os profissionais que cuidarão da parte de hidráulica, pintura, piso e acabamento.

Outra forma de controlar os custos referentes à mão de obra é firmar contratos com o pagamento por empreitada e não por diária. Sabendo que um serviço tem prazo final de entrega, a equipe se empenha para cumprir a data acordada.

Isso não quer dizer que profissionais que atuam sob a condição de recebimento por dia trabalhado não sejam uma boa opção, mas devem ser usados para tarefas de acabamento e serviços que não levem tanto tempo para a finalização.

Tenha sempre em mente: o custo total da sua obra também inclui o aluguel pago durante a construção da casa nova. Quanto antes a obra terminar, antes você vai para a sua casa e se livra de mais esta despesa.

 

Posts Relacionados

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Share on email